16.1.09

Para que se compreenda a menção aos "núcleos geradores", recordo aqui um pedido de auxílio que me foi colocado, e que consistia em ajudar um "formando" das "novas oportunidades" a realizar o seguinte "trabalho" para obter alguns "créditos" a caminho da equivalência ao 11º ano.

Unidades de Competência e Critérios de Evidência

Núcleo Gerador: Equipamentos e Sistemas Técnicos

Critérios de Evidência:

􀂄 Actuar nos modos de utilização de equipamentos técnicos no contexto doméstico, equacionando as desigualdades entre mulheres e homens e explorando formas de as ultrapassar. 

􀂄 Actuar no modo de utilizar equipamentos técnicos na vida doméstica no sentido de melhorar a eficiência e evitar danos. 

􀂄 Actuar tendo em conta os princípios científicos em que assenta o funcionamento de equipamentos domésticos (electricidade, calor, força, etc.). 

Competências:

Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contextos domésticos, identificando e compreendendo as
suas normas de boa utilização e os seus diferentes utilizadores

Os leitores já perceberam do que se trata? Pois eu, com as minhas "competências", tive que mandar a "formanda" perguntar três vezes ao "formador" o que se pretendia com o "trabalho", e finalmente, cuidem bem de estar sentados, lá veio a resposta: era para escrever duas ou três pagininhas sobre frigoríficos, aspiradores, fogões e os efeitos da utilização destes nas relações entre marido, mulher, e sei lá, a praça, o passeio, os cães... Sei lá, demonstrar como, abrindo a porta do congelador num ângulo mais obtuso e puxando o tubo do aspirador com menos 30 newton de força, por exemplo, o matrimónio e a organização das idas ao peixe ficam mais cimentados. E como isso ajuda os desfavorecidos que assaltam por necessidade, e as minorias comportamentais. 

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