Para que se compreenda a menção aos "núcleos geradores", recordo aqui um pedido de auxílio que me foi colocado, e que consistia em ajudar um "formando" das "novas oportunidades" a realizar o seguinte "trabalho" para obter alguns "créditos" a caminho da equivalência ao 11º ano.
Unidades de Competência e Critérios de EvidênciaNúcleo Gerador: Equipamentos e Sistemas TécnicosCritérios de Evidência: Actuar nos modos de utilização de equipamentos técnicos no contexto doméstico, equacionando as desigualdades entre mulheres e homens e explorando formas de as ultrapassar. Actuar no modo de utilizar equipamentos técnicos na vida doméstica no sentido de melhorar a eficiência e evitar danos. Actuar tendo em conta os princípios científicos em que assenta o funcionamento de equipamentos domésticos (electricidade, calor, força, etc.).Competências:Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contextos domésticos, identificando e compreendendo assuas normas de boa utilização e os seus diferentes utilizadores
Os leitores já perceberam do que se trata? Pois eu, com as minhas "competências", tive que mandar a "formanda" perguntar três vezes ao "formador" o que se pretendia com o "trabalho", e finalmente, cuidem bem de estar sentados, lá veio a resposta: era para escrever duas ou três pagininhas sobre frigoríficos, aspiradores, fogões e os efeitos da utilização destes nas relações entre marido, mulher, e sei lá, a praça, o passeio, os cães... Sei lá, demonstrar como, abrindo a porta do congelador num ângulo mais obtuso e puxando o tubo do aspirador com menos 30 newton de força, por exemplo, o matrimónio e a organização das idas ao peixe ficam mais cimentados. E como isso ajuda os desfavorecidos que assaltam por necessidade, e as minorias comportamentais.
Sem comentários:
Enviar um comentário