28.10.08

Blog do dia

http://outrafisica.blogs.sapo.pt/



“Espera ai, disseste que o universo aumentou 10^50 vezes em 10^-34 s ???”

“Sim, segundo alguns autores, porque há umas variantes desses números; nota que «aumentou» não é a palavra correcta, pois pressupõe que o Universo tem um tamanho finito e nós não sabemos isso, é preferível dizeres «expandiu».”

“Explicas isso depois, ainda estou a ver se dijiro o que acabei de ouvir... em relação à velocidade de expansão actual, qual é a velocidade de inflação?”

“Aí umas 10^100 vezes mais... a taxa de expansão da inflação é 10^50/10^-34/s=10^84/s enquanto o valor actual da constante de Hubble é de 2,4*10^-18/s... é mais ou menos isso.”

“10^100 ? Mas isso não é um número absurdamente grande?”

“É, a hipótese da Inflação não foi facilmente aceite, mas as observações exibem um acordo crescente com as previsões desta hipótese e nós não temos de presumir que o Universo está de acordo com as nossas ideias mas sim com as nossas observações.”

“Já estou a perceber a hipótese do Magueijo, da velocidade da luz variável... em vez de considerar que o Universo «inflou» 10^50 vezes, considera que a velocidade da luz era 10^50 vezes maior por forma a poder considerar que todo o Universo observado esteve em contacto...”

“Mais ou menos isso, creio que ele considera 10^60; só que essa hipótese vai mexer com as leis físicas já estabelecidas enquanto a da Inflação não, limita-se a adicionar mais uma partícula, o
Inflatão, responsável pelo campo que produziu a Inflação; assim o edifício do conhecimento construído fica intacto, apenas adicionamos qualquer coisa mais, o que é preferível a mexer na estrutura edificada e longamente testada.”

Sem comentários: