25.11.04

Em resposta à Ana, não pude deixar de estender as asas...

"Vá-se lá saber. Eu fui à inspecção já com 24 anos, com o curso a meio, casado e a trabalhar desde os 17, e nunca pensei que fosse tão evidente a perda de tempo e recursos que aquilo representa. Passo a contar, mas acho que isto merece um post inteiramente dedicado, de tal forma que depois farei copy/paste.

Entrei no quartel com 4 amigos. Um deles, o Luis, é filho de um almirante qualquer. Quando entramos no pátio, berra logo um graduado lá do fundo: "olhó gajo, atão o teu pai, tá tudo bem?!?". O Luís ficou com a etiqueta 10, eu com a 13. Vi logo que ia haver abismo. Por onde passámos o Luís era sempre cumprimentado e ria-se, ria-se desmesuradamente de tudo aquilo. No questionário havia ainda outras perguntas engraçadas, não me recordo bem mas julgo ter lido "gosta da maioria das pessoas?". Depois mandaram-nos reagir a uma luzinha e enfiar uma ficha em ranhuras larguíssimas, ainda tentei dissimular agindo como se estievsse imerso numa atmosfera viscosa, mas acabei por ficar entre os 3 primeiros, tal como nas provas seguintes, por mais que tentasse dar pala de mentecapto. Ah, o papel que levava a declarar-me asmático em último grau desde os 4 anos serviu para limpar as mãos depois das flexões. Quando fui "encher" tinha uma tensão de 190/140, suei que nem um javali barranquenho. Entretanto o médico-chefe perguntou-me, no final, já estávamos só uns 30 numa sala, porque estava eu ali e se queria ir à tropa. Expliquei que não, que ia ser pai e além disso nunca tinha votado em ninguém, sempre segui a minha própria cabeça e a minha própria cabeça dizia-me que ficar ali me faria destruir muito da minha vida. Ele disse "então tá bem" e mandou-me sentar outra vez. Depois ficámos ali, eu , mais o 10 e os outros gajos, e levámos um salmo de 45 minutos sobre a nossa obrigação, mesmo inaptos/capazes, de saltar em defesa da pátria em caso de necessidade, deixei-me pairar por cenários de invasão tunisina ou queda de meteoritos em Santa Comba. E depois deram-me um papel.

Ah, a tua pergunta! Creio que tentavam apurar as nossas tendências sociopatas, devem ter visto o Full Metal Jacket e quiseram precaver-se contra a perda repentina de instrutores..."

\=^)

Sem comentários: