29.1.10

Clever Sillies II - um exemplo prático

Já aqui referi o post de Bruce Charlton sobre o modus operandi de pessoas que embora dotadas de intelecto possante, raramente conseguem descodificar eficazmente situações nas quais uma leitura pragmática e conciliadora é essencial. Às vezes dir-se-ia até que fazem de propósito, só para não perder a face ou ceder a taça, e isso é que já é mais complicado.

Um exemplo completamente imaginário, sob a forma de diálogo:

- Hoje fizeste montes de barulho com o secador*, eram sete da manhã.
- Teve que ser, não me parece pior que ter o rádio ligado a essa mesma hora.
- AH, bom, se isso é assim tão horrível para ti, devias ter dito antes.
- Por não o ser é que não disse nada...
- ÉS MESMO DISSIMULADO, queres distorcer tudo à tua maneira.
- Eu? Mas quem se queixou foste tu. Por mim tanto uma coisa como outra são suportáveis.
- Claro, eu é que estou errada.
- Se quiseres vê-lo assim. Não alimento irracionalidades.

Fico na dúvida, e é isso que detesto, se isto será genuinamente incapacidade, ou uma aleivosia.


*substituir ad lib por "ias muito depressa", "mudaste de faixa bruscamente", "repreendeste mal os putos", "não podes dizer isto sem levar em conta aquilo" ou qualquer outro motivo parvo.


Sem comentários: