17.1.05

E

Eu sei o que digo.



Fonte da direcção do Hospital Garcia de Orta, em Almada, confirmou que a afluência às urgências de pessoas com problemas respiratórios aumentou entre 20% a 30% desde a semana passada, registando uma afluência de entre 80 a 90 casos acima da média de 350 pessoas por dia. Esta mesma fonte destacou o aumento significativo de casos que resultam em internamento, insinuando que isso está já a causar problemas logísticos naquele hospital.

Também o Amadora-Sintra tem atendido mais de 100 casos diários que o habitual por queixas de problemas respiratórios, situação idêntica ao Hospital São Francisco Xavier. Os mesmo cenário repete-se em Matosinhos e no Santo António, no Porto. Neste último caso, a direcção clínica adianta que o aumento de afluência às urgência regista-se desde o início do ano.

A Direcção-Geral de Saúde está a avaliar a situação, por forma a determinar se existe ou não um surto de gripe em Portugal. As autoridades clínicas alegam que a situação é normal para a época, mas a elevada concentração de casos em poucos dias está a complicar o atendimento nas urgências hospitalares, onde se verificam já atrasos de entre 6 a 9 horas.

Sem comentários: