14.4.07

http://jn.sapo.pt/2007/04/14/nacional/socrates_enganouse_referencias_reito.html

O professor Luís Arouca não era, à data em que comunicou a José Sócrates o plano necessário para concluir a licenciatura, reitor da Universidade Independente (UnI). Ernesto Costa, actual docente do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, confirmou ao JN ter sido o primeiro reitor do estabelecimento, de Junho de 1993 a Junho de 1996 (altura em que Sócrates estava a terminar o ano lectivo).


Em toda a informação até agora vinda a público, Luís Arouca, que sucedeu a Ernesto Costa, foi citado como sendo o reitor da instituição quando Sócrates a frequentava. Tal facto foi sublinhado pelo primeiro-ministro na entrevista conjunta à RTP e à Antena 1. Questionado sobre as dúvidas surgidas em relação ao docente que leccionou a disciplina de Inglês Técnico e se este era o reitor Luís Arouca, José Sócrates responde "Quem me deu a cadeira de Inglês Técnico foi o reitor da universidade".

A referência, repetida seguidamente, é justificada pelo gabinete do primeiro-ministro como resultante do facto de Luís Arouca ter desempenhado aquele cargo "durante anos, a partir de 1996". O que importa, acrescenta a mesma fonte do gabinete, é que toda a documentação do aluno é dirigida simplesmente "ao reitor da universidade".

O que falta clarificar é em que qualidade assinou Luís Arouca a carta, datada de 12 de Setembro de 1995, em que comunica ao candidato José Sócrates as quatro cadeiras que a comissão científica da Faculdade de Tecnologias lhe exigia que completasse. Esclarecimento que o gabinete do primeiro-ministro remete para a Universidade Independente, enquanto Arouca se escuda no silêncio. "Estou em blackout sobre esta matéria", disse ao JN.

Ernesto Costa, que será decisivo para esclarecer as dúvidas levantadas, explica que esteve toda a semana numa conferência no estrangeiro. Ao final da tarde de ontem, acabado de regressar, assegurou não ter ainda visionado a entrevista do primeiro-ministro. Daí que, por enquanto, não preste quaisquer declarações. "Neste momento, tudo o que direi é isto era reitor da universidade entre 1993 e Junho de 1996".

Sem comentários: